Nissan GT-R, o monstro Godzilla
Por: Mateus Jatobá
Em 2001, a montadora automobilística Nissan idealizou o protótipo que seria o sucessor do Nissan Skyline GT-R R34 (fabricado de 1999 até 2002), um esportivo que era sucesso de vendas e muito adorado. O R34 tem um motor 2.6 6 cilindros Biturbo com aproximadamente 276cv.
A Nissan sabia que era uma tarefa difícil achar um bom sucessor (R35) para o Skyline, então eles decidiram não lançar um esportivo "comum", mas sim um superesportivo. Finalmente em 2007 foi lançado o tão esperado R35 no Japão, só que dessa vez sem o nome Skyline. Apenas em 2009 foi lançado para venda no resto do mundo. Contava com um motor 3.8 V6 Biturbo de 485cv (já recebeu upgrades) que produzia nada menos que 59,9kgfm de torque e fazia de 0 a 100km/h em 3.5 segundos. O interior da versão 2016 (atual) e a versão 2007 se mantém praticamente igual. Conta com banco de couro (várias opções de cor), volante de couro, sistema de som Bose, tela de LCD com central multimídea (o sistema da central multimídea foi desenvolvido pelos menos produtores do jogo Gran Turismo, exclusivo para a linha PlayStation de Video Games). O carro conta também além do câmbio automático, um câmbio sequencial de dupla embreagem com trocas de marcha nos paddle shifts (borboletas) e também freios de corrida Brembo, de cerâmica de carbono.
Em 2011, o GT-R começou a receber upgrades no motor e alguns facelifts e na edição 2016 atual o GT-R nas versões Premium e Black Edition conta um motor de 545cv 3.8 V6 Biturbo que gera 64kgfm e acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos. Já na versão Nismo (preparada para corrida) o mesmo motor gera 600cv e 66,5kgfm de torque e acelera de 0 a 100 em 2,6 segundos.
Depois de o GT-R ter sido lançado, vários testes e comparações foram feitos entre o GT-R e o Porsche 911, a BMW M3 e a Lamborghini Gallardo. Na maioria das comparações o Nissan saiu vitorioso, o que lhe rendeu cobiçados prêmios (Top Gear Car of the Year; Motor Trend Car of the Year, entre outros) e além disso, recebeu o apelido de Godzilla, o monstro japonês, poque destruía ( e ainda destrói) seus concorrentes (Ferraris, Porsches, BMWs, Lambos) em praticamente todos os aspectos e isso faz do Nissan GT-R um dos carros mais adorados e cobiçados de toda a história automobilística!
Curiosidade: o motor do Nissan GT-R é todo feito à mão e só existem quatro pessoas no mundo que sabem fazê-lo, eles são chamados de Takumi. Os Takumi são montadores que têm as habilidades perfeitas para produzir este motor. Cada motor é feito por apenas um Takumi e depois de terminá-lo, o Takumi coloca uma placa na frente do motor com seu nome, mostrando que foi ele quem fez esse belíssimo trabalho.
Nissan Skyline GT-R R34 |
Interior GT-R R34 |
A Nissan sabia que era uma tarefa difícil achar um bom sucessor (R35) para o Skyline, então eles decidiram não lançar um esportivo "comum", mas sim um superesportivo. Finalmente em 2007 foi lançado o tão esperado R35 no Japão, só que dessa vez sem o nome Skyline. Apenas em 2009 foi lançado para venda no resto do mundo. Contava com um motor 3.8 V6 Biturbo de 485cv (já recebeu upgrades) que produzia nada menos que 59,9kgfm de torque e fazia de 0 a 100km/h em 3.5 segundos. O interior da versão 2016 (atual) e a versão 2007 se mantém praticamente igual. Conta com banco de couro (várias opções de cor), volante de couro, sistema de som Bose, tela de LCD com central multimídea (o sistema da central multimídea foi desenvolvido pelos menos produtores do jogo Gran Turismo, exclusivo para a linha PlayStation de Video Games). O carro conta também além do câmbio automático, um câmbio sequencial de dupla embreagem com trocas de marcha nos paddle shifts (borboletas) e também freios de corrida Brembo, de cerâmica de carbono.
Versão 2007 GT-R R35 |
Interior do GT-R R35 |
Em 2011, o GT-R começou a receber upgrades no motor e alguns facelifts e na edição 2016 atual o GT-R nas versões Premium e Black Edition conta um motor de 545cv 3.8 V6 Biturbo que gera 64kgfm e acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos. Já na versão Nismo (preparada para corrida) o mesmo motor gera 600cv e 66,5kgfm de torque e acelera de 0 a 100 em 2,6 segundos.
GT-R R35 2016 Versão Premium |
GT-R R35 2016 Versão Nismo |
Motor do GT-R 2016 |
Depois de o GT-R ter sido lançado, vários testes e comparações foram feitos entre o GT-R e o Porsche 911, a BMW M3 e a Lamborghini Gallardo. Na maioria das comparações o Nissan saiu vitorioso, o que lhe rendeu cobiçados prêmios (Top Gear Car of the Year; Motor Trend Car of the Year, entre outros) e além disso, recebeu o apelido de Godzilla, o monstro japonês, poque destruía ( e ainda destrói) seus concorrentes (Ferraris, Porsches, BMWs, Lambos) em praticamente todos os aspectos e isso faz do Nissan GT-R um dos carros mais adorados e cobiçados de toda a história automobilística!
Curiosidade: o motor do Nissan GT-R é todo feito à mão e só existem quatro pessoas no mundo que sabem fazê-lo, eles são chamados de Takumi. Os Takumi são montadores que têm as habilidades perfeitas para produzir este motor. Cada motor é feito por apenas um Takumi e depois de terminá-lo, o Takumi coloca uma placa na frente do motor com seu nome, mostrando que foi ele quem fez esse belíssimo trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário